Publicado por: Lucival França | fevereiro 3, 2007

Os desafios do jornalista que cobre Cultura

Letras para a elite

Um dos grandes obstáculos ao crescimento do jornalismo cultural é o baixo padrão sócio-econômico da maior parcela da população, que não tem acesso à cultura e, muito menos, à produção jornalística sobre ela.

As camadas A e B são as principais consumidoras das publicações focadas em cultura. Além disso, a maior parte deste público conta com educação superior e consome regularmente produtos culturais. Essa combinação deixa enorme parte da população brasileira à parte do jornalismo cultural. Talvez o principal desafio atual desses veículos seja aprender a cativar esse enorme mercado em potencial, podendo até mesmo atuar como mecanismo de motivação e inserção cultural de indivíduos sem essa tradição.

Um futuro promissor?

O jornalismo cultural impresso nunca vai perder terreno. E cada vez mais, justamente pela concorrência com as novas tecnologias, comporta cadernos diferenciados, suplementos especiais sobre temas específicos e artigos para guardar e ler com calma. Isso acontece porque há um público cada vez maior interessado em cultura, um público que está percebendo a importância da cultura como ferramenta de crescimento pessoal e até, por que não, de crescimento profissional. Hoje em dia um profissional culto é, sem dúvida, um profissional mais valorizado.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: