Publicado por: Lucival França | fevereiro 12, 2007

Tá de boa? Tá de boa? Cabelo voa.

Final de semana a cena se repete em todo bairro popular: gente na rua, bebedeira e música altíssima. Há raríssimas exceções, mas elas só existem para confirmar essa regra. Foi dessa forma que passei o final de semana no Cabula (mais precisamente, na Estrada das Barreiras), na casa da minha mãe.

Fui obrigado a ouvir um refrão que perpassava plurissonicamente pela minha cabeça com a mesma intensidade do barulho causado por aquele temível  instrumento que os dentistas chamam de broca. Nem me pergunte o nome da banda (?) que isso eu não faço idéia. Elas são todas muito iguais, como se fossem todas ovelhas Dolyes – clonadas uma das outras num processo ad infinitum. Mas o refrão… esse é impossível esquecer, tanto pela “riqueza” da composição quanto pelo significado semântico-semiológico:

Tá de boa? Tá de boa? Cabelo voa – bis 3X

Confesso que sou um falso baiano nesses aspectos de pagode. Nada contra. Até aprecio algumas coisas desse gênero musical que arrebata multidões e põe piriguetes e putões no “swingão, swingão, vai até o chão”. O que é mais curioso, no entanto, é a forma com essas músicas ganham aderência popular mesmo que, aparentemente, não tenham nenhuma coerência.

No fim de tarde resolvi visitar um amigo que me explicou o significado do refrão:

– “Tá de boa?” é uma expressão popular que usada para se referir à pessoa que está com “grana” – dinheiro. “Cabelo voa” é quando o cabelo balança. Resultado: Com dinheiro a mulher pode dar uma alisada (ou chapinha) no cabelo para que ele balance ao ritmo do vento. Ou seja, “Tá de boa? Tá de boa? Cabelo voa”. Agora, o que vocês precisam ver (e que eu não tenho capacidade para descrever) é a respectiva coreografia. Só indo ao Cabula ou qualquer outro bairro popular de Salvador e comprovar o que nem Débora Colker nem Rosana Abubakir seriam capaz de criar.

Deixe um comentário

Categorias

