Publicado por: Lucival França | março 9, 2007

Onde é a frente do Mercado Modelo?

 Se me perguntarem onde é que fica a frente do Mercado Modelo sinceramente não sei responder. Mas foi nesse “lugar” que marquei o encontro com uma amiga dos tempos de colégio para revisitar o local onde estivemos junto pela última vez, há cerca de uma década. Cheguei no horário marcado, porém uma dúvida não saia da cabeça: Existe uma frente principal no Mercado Modelo ou a frente depende do lugar de quem chega?

No primeiro andar o estabelecimento é marcado pela integração harmônica de dois dos mais conhecidos (e caros) restaurantes de Salvador: Camafeu de Oxóssi e Maria de São Pedro. Deles, dá para ver a maravilhosa Baía de Todos os Santos e contemplar a beleza que o mar proporciona. Me perguntei porque não marcamos lá, seria muito mais fácil nos encontrarmos.

O térreo, assim como a maior parte do primeiro andar, é todo ele tomado pelo comércio de panos e roupas, mais conhecido como belchiores, cartão postal, lembrancinhas da Bahia, quadros, esculturas, cortinas, redes, iguarias da culinária baiana e uma infinidade de artigos produzidos por mentes criativas e mãos inquietas. Existem, pelo menos, quatro escadas que ligam um andar ao outro. Imaginei que poderíamos ter marcado ali o nosso encontro.

O subsolo do Mercado Modelo possui túneis sustentados por arcadas, redescobertos na última reforma, que foram construídos, dizem, para ser uma cava para armazenar vinhos e outras mercadorias que necessitavam de umidade. Nossa tradição oral ainda diz que era no subsolo que ficavam os escravos recém chegados dos lugares mais longínquos. O local, que fica abaixo do nível do mar, fica constantemente alagado e possui um cheiro forte e desagradável à primeira vista, mas proporciona uma inesquecível visita. Poderia ter combinado de encontrar minha amiga ali.

Depois de caminhar por todos esses lugares, entrar em beco e sair em beco apreciando cada detalhe, comprar algumas miniaturas de embarcação, resolvi atender aos apelos do meu estômago. Na saída do Mercado Modelo peguei o elevador Lacerda e vi aquele imenso casarão de formas neoclássicas ficar cada vez menor, até não conseguir vê-lo mais. Ele e minha amiga do colégio.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: