Publicado por: Lucival França | maio 25, 2007

Biometria, o corpo como senha

Você pode nunca ter ouvido esta palavra, mas se alguma vez já tirou impressões digitas, ela faz parte da sua vida. A biometria é a utilização de características de diversas partes do corpo para a identificação das pessoas: os olhos, a palma da mão, as digitais do dedo, a retina ou íris dos olhos. A premissa em que se fundamentam é a de que cada indivíduo é único e possuí características físicas e de comportamento (a voz, a maneira de andar, etc.) distintas.

Trata-se de um mercado em crescimento. Segundo o relatório da International Biometric Group, publicado neste mês, o mercado mundial de biometria deve movimentar cerca de US$ 3 bilhões em 2007. Em 2012, a previsão é de US$ 7,5 bilhões, segundo a consultoria, principal referência na área.

O uso da biometria se estende para além da carteira de identidade e o acesso a espaços de alta segurança. Equipamentos de baixo custo permitem controlar entradas e saídas através da leitura das digitais e substituem facilmente o relógio de pontos. Espalham-se em empresas, academias, escolas e clubes. Com o tempo, os comandos dos aparelhos podem passar a reconhecer usuários personalizados (por exemplo, a TV pode permitir o acesso à programação adulta somente com as digitais dos pais; o computador pode abrir certos arquivos somente após a leitura da íris do usuário autorizado).

 

Com informações do Portal do Jornal Escolar www.jornalescolar.org.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: