Publicado por: Lucival França | outubro 16, 2007

Dia Mundial da Alimentação: é para rir ou chorar?

Hoje (16), por volta das nove horas da manhã, ao sair de casa para o trabalho, me deparei com uma cena aterradora. Um homem de meia idade, cabelos engrenhados, de aparência assombrosa, saia de uma das caixas coletoras de lixo do condomínio. Ele tinha nas mãos duas pizzas esbagaçadas. Não sei se meu horror foi proveniente da imagem dele ou da comida. As pizzas estavam estragadas, com resquício de detritos do lixo. Impensável alguém comer aquilo.

Lembrei-me de várias imagens que já vi pela televisão. De vários filmes e documentários que abordam a questão da fome. Me senti tão mal. Passei o dia reflexivo e imaginando a situação de miséria em que parte da população mundial vive, em função da gula de outros, da ingerência de muitos gestores públicos, ou, simplesmente, pela falta de compaixão humana..

 

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, divulgou hoje, Dia Mundial da Alimentação, que mais da metade da população do estado da Bahia – o equivalente a sete milhões de pessoas – sofre algum tipo de insegurança alimentar e desses, pelo menos 33% não chegam a fazer nenhuma refeição ao longo do dia.

 

Os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, Pnad, apontam ainda que a maioria dessas pessoas possui renda de até meio salário mínimo por mês. Além disso, grande parte delas vive na região do Semi-Árido, considerada a mais pobre da Bahia. Esses informações nos humilham. Nós que temos o que comer diariamente e ainda reclamamos. Nós que não fazemos nada para amenizar o sofrimento alheio. Nós que apontamos o “ladrão” de supermercado. Em que mundo vivemos. O que podemos comemorar nesse dia? Hoje deveria ser o dia Mundial da Vergonha.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: