Publicado por: Lucival França | maio 15, 2008

“Blindness”, de Fernando Meirelles estréia em Cannes

Ensaio Sobre a Cegueira, best-seller do escritor português José Saramago, acaba de virar filme. A pré-estréia de “Blindness” (Cegueira, nome dado ao filme em língua inglesa) aconteceu ontem (14) no Festival de Cannes, mais influente evento para o setor.  A película filmada em diversos lugares da Europa, Estados Unidos, França e Brasil, já causa o maior furor.

 

Críticos do mundo todo se apressaram aos seus teclados e mandaram suas teses sobre o filme. O jornal francês “Lê Figaro” realizou publicou entrevista com o diretor, o cineasta brasileiro Fernando Meirelles. A revista amercana “Variety”, a exemplo do que fez com o filme “Tropa de Elite”, teceu duras críticas, chegando a afirmar que a obra do escritor português “não deveria ter recebido uma versão cinematográfica”. 

 

A revista afirma que José Saramago, prêmio Nobel de Literatura, relutou em permitir que sua obra fosse adaptada para o cinema. “Meirelles provou que os instintos do escritor português estavam tristemente corretos”, emenda em seguida o autor da crítica após a explicação. Na Itália, o jornal “Corriere dellaSera” é um dos mais simpáticos com o filme ao dizer que “será um soco no estômago para a platéia elegante, mas também pode ser iluminador”.

 

Em entrevista à Sônia Bridi para o Jornal da Globo, Meirelles disse que Saramago ainda não havia assistido ao filme, mas que levaria pessoalmente uma cópia à Portugal para o escritor. Meirelles disse, também, que “suavizou” no filme o que Saramago faz com certa crueza no livro.

 

Quando li “O Ensaio”, há cerca de três anos, já imaginava que a obra transformada em filme suscitaria muitas críticas, que é muito positivo, pois leva o público ao cinema. A história é polêmica, emblemática. Em uma cidade imaginária, as pessoas (em seguida animais), são acometidas de um tipo raro de doença: A cegueira branca. É aguardar a estréia no Brasil.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: