Publicado por: Lucival França | junho 18, 2008

União Européia aprova expulsão de imigrantes ilegais

O Parlamento Europeu aprovou hoje um polêmico projeto para expulsar imigrantes ilegais da União Européia (UE). O texto foi aprovado sem mudanças, superando a oposição de parlamentares da esquerda e os protestos de ativistas dos direitos humanos. Sob as novas regras, já aprovadas pelos governos do bloco, os ilegais podem ser mantidos em prisões específicas para esse fim por até 18 meses antes da deportação.

Os países da UE devem prover aos imigrantes os direitos básicos, incluindo aconselhamento legal gratuito, e crianças desacompanhadas e famílias com crianças devem ser detidas apenas como último recurso.

A Anistia Internacional condenou o texto. Para o grupo de direitos humanos, a lei não garante o retorno dos imigrantes em segurança e com dignidade. “Um período excessivo de detenção de até 1 ano e meio, bem como uma excessiva proibição para o reingresso dos deportados podem rebaixar os padrões atuais nos Estados membros e estabelecer um péssimo exemplo para outras regiões do mundo”, alertou a Anistia Internacional.

Com informações da Agência Estado/France Presse e UPI

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: