Publicado por: Lucival França | junho 19, 2008

Bahia sangrenta

Nos cinco primeiros meses desse ano a Grande Salvador (capital e nove cidades da região metropolitana) teve média de seis pessoas assassinadas por dia. Em 151 dias foram registrados 926 homicídios, estatísticas que assemelha o estado da Bahia a países em guerra como Ruanda, na África e algumas regiões do Oriente Médio. A Secretaria de Segurança Pública no Estado credita esse aumento de mais de 50% das mortes em relação ao ano passado ao tráfico de drogas. Devemos levar em consideração, ainda, o que em Direito chamam de cifra negra – os crimes, que por diversos fatores, não são registrado pelos operadores do sistema da segurança pública. Isso significa que os números da violência na Bahia podem ser maiores do que aqueles informados pelos órgãos oficiais.

Só nesse mês de junho, Salvador foi palco de duas chacinas, promovidas (supostamente) por traficantes de drogas, que estão dando um banho de sangue na cidade. A primeira, que se tornou a maior já registrada na Bahia, aconteceu em uma noite de sábado, em um bairro do subúrbio chamado Baixinha de Mussurunga, quando sete pais de família foram fuzilados sumariamente para que um bando mostrasse ao grupo rival “como se matam inocentes”. Todos eram negros. A segunda matança aconteceu quatro dias após, entre as localidades de Alto das Pombas e Calabar – região próxima ao Centro de Salvador. O tiroteio durou mais de 15 minutos. Armados com metralhadoras e fuzis, 20 homens invadiram a região à procura de um traficante e não respeitaram as pessoas honestas que não têm ligação com o crime. Quatro pessoas foram assassinadas. Todas negras.

Há nessas mortes alguma similaridade entre aquelas ocorridas recentemente com três adolescentes do morro da Paciência no Rio de Janeiro? Há sim, muitas. Resta-nos a sensação de fragilidade frente à crescente violência.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: