Publicado por: Lucival França | julho 3, 2008

Há “exagero e alarmismo” sobre inflação, diz Mantega

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou ontem, 02, na Câmara que a inflação preocupa o governo, mas que medidas já foram tomadas para controlar o seu crescimento. “Está havendo um certo exagero e alarmismo fora de propósito ao avaliar a inflação brasileira. Não há razões para alarmismo. A inflação brasileira é moderada e controlável”, afirmou o ministro. Ele participou de audiência pública sobre a criação do Fundo Soberano brasileiro, na Comissão de Finanças e Tributação.

Na avaliação do ministro, do jeito que o noticiário trata a subida do preços, “com alarmismo”, as pessoas vão acabar fazendo estoque de produtos sem necessidade, pois os preços podem recuar no futuro. Segundo ele, a estimativa do mercado financeiro é de que a inflação, projetada em 6,3% para este ano, deve cair para 4,8% em 2009 e 4,5% em 2010. “Não dá para subestimar os problemas, mas também não é para superestimá-los”, afirmou.

Guido Mantega também considerou exagerada a figura do “dragão da inflação”. “Dragão parece um monstro perigoso que vai nos devorar. Não estamos nesse ponto. O governo se preocupa, mas a inflação não chega a ser um monstro perigoso que pode causar maiores danos. A inflação está subindo na China, na Rússia, mas aqui não. No Brasil, subiu 2,5%, 3%. Temos que dar a verdadeira dimensão: o problema é sério, mas o governo está tomando as medidas devidas”, acrescentou.

O ministro explicou que a inflação brasileira é decorrente de choques externos, como o aumento dos preços das commodities (alimentos, aço e petróleo) e que, mesmo assim, está abaixo da média da inflação mundial. Ele citou pesquisa divulgada recentemente na qual apenas Brasil e Canadá, entre várias economias mundiais, estão cumprindo as metas de inflação neste ano.

Com informações da Folha On Line/Correio da Bahia e jornal A Tarde.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: