Publicado por: Lucival França | abril 10, 2009

Caxixis movimenta Nazaré das Farinhas

Como acontece há quase 300 anos, a cidade de Nazaré das Farinhas, localizada há 216 km de Salvador (e 58 km via ferry-boat), é palco da mítica Feira de Caxixis, que movimenta a cidade durante os quatro dias de Semana Santa, chegando a receber milhares de turistas no período. Cerca de 400 oleiros vindos de Maragogipinho, distrito de Aratuípe, expõem no centro da cidade o colorido dos caxixis e da cerâmica artesanal do Recôncavo baiano. Os oleiros vão expor suas peças na Praça Alexandre Bittencourt e na Praça dos Arcos em 200 barracas. Uma excelente oportunidade para conhecer a produção desta região que exporta para diversos locais do mundo. Aliás, grandes lojas de departamento, como a Tok&Stok,  já “descobriram” o artesananto de Maragogipinho.

Objetos de decoração são o grande barato da feira

Objetos de decoração são o grande barato da feira

Este ano, a feira tem como tema “Feira de Caxixis 2009 – Ilumina”, que homenageia as grandes estrelas do evento, os oleiros. O símbolo é uma luminária rústica, de cerâmica, que destaca a criatividade e inovação dos artesãos da Vila de Maragojipinho. O evento vai contar ainda com uma série de atrações musicais que vai de Silvano Salles, passando pela banda Negra Cor, o forrozeiro Adelmário Coelho, os pagodes de Guig Gueto e No Stylo e até Djs.

Os tradicionais porta-moedas feitos em barro, nos mais diversos tamanhos são apenas alguns dos objetos feitos pelos oleiros.

Os tradicionais porta-moedas feitos em barro, nos mais diversos tamanhos, são apenas alguns dos objetos feitos pelos oleiros.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: