Publicado por: Lucival França | abril 21, 2009

Ano da França no Brasil é aberto oficialmente

 

Foto: Reprodução (Divulgação)

Foto: Reprodução (Divulgação)

Começa oficialmente hoje, feriado de Tiradentes, com  espetáculo pirotécnico multimídia na Lagoa Rodrigo de Freitas às 20h, no Rio de Janeiro, o Ano da França no Brasil. A programação – que reúne eventos artísticos, culturais, acadêmicos e econômico-comerciais – acontecerá em todo o território brasileiro até 15 de novembro deste ano. A Bahia deve receber cerca de 50 eventos até o final de 2009 (Clique e acompanhe toda a programação). As comemorações vão começar amanhã a partir das 19h com a abertura da exposição Culturas crioulas: olhares cruzados, um trabalho coletivo resultado de intercâmbio entre jovens artistas plásticos franceses e baianos.

Coreógrafo Toufik OI aborda corpo nu como temática

Coreógrafo Toufik OI aborda estética do corpo nu como temática em seus espetáculos

 

Na quarta-feira (23), às 20h, no Teatro Vila Velha (TVV) será apresentado o espetáculo #im3, da companhia Toufik Oudrhiri Idrissi, em que quatro bailarinos, com duas diferenças físicas, lançam um novo olhar sobre corpos e metamorfoses. Coreógrafo e intérprete, o marroquino Toufik desenvolve trabalhos que colocam em discussão a nudez.

films2006spiegelman

Autor de histórias em quadrinhos, o francês Benoit Peeters, fará palestra sobre o mercado de publicações voltadas para os pequenos

 

No domingo (26), a partir das 19hs, o último dia da 9ª Bienal do Livro vai receber em sua programação cultural autores franceses como o ilustrador e autor de histórias em quadrinhos Benoit Peeters e o pesquisador em antropologia e professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Cuide de você, a exposição de Sophie Colle, uma das artistas mais importantes no cenário mundial das artes, é uma das atrações mais aguardadas do Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM).

A artista Sophie Colle exibe no MAM uma das exposições de grande sucesso na Europa - Cuide bem de você mesmo (Take care yourself)

A artista Sophie Colle exibe no MAM uma das exposições de grande sucesso na Europa - Cuide bem de você (Take care yourself)

Até o final do ano, será inaugurado o Centro de Músicas Negras, no Museu do Ritmo e será realizado o Festival de músicas mestiças, com participação de artistas africanos, caribenhos, brasileiros e baianos.

Brasil e França unem esforços da ordem de milhões de reais e euros para garantir intercâmbio cultural entre as duas nações

Brasil e França unem esforços da ordem de milhões de reais e euros para garantir intercâmbio cultural entre as duas nações

Investimentos – Também chamado de França.Br 2009 e lançado em dezembro passado pelos presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e da França, Nicolas Sarkozy, o evento acontece em reciprocidade ao Ano do Brasil na França, realizado em 2005. A ocasião é importante para o aprofundamento das parcerias franco-brasileiras e para a consolidação das relações bilaterais nas diferentes áreas, tanto do ponto de vista cultural, como na área comercial, universitária e econômica. É prevista, por parte da França, a mobilização de aproximadamente 15 mi de euros, a partir dos mecanismos de fomento à cultura existentes naquele país. Já o governo brasileiro investirá cerca de R$ 8 mi em ações de comunicação, além do apoio do Ministério da Cultura para a execução dos mais de 300 projetos culturais do França.Br inscritos no Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac). O financiamento do Ano da França no Brasil foi direcionado para a captação de recursos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, num total de R$ 40 milhões. 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: